sábado, 10 de março de 2012

PREFÁCIO do Livro Notação do movimento.

PREFÁCIO do Livro Notação do movimento.

Notação do movimento.


Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança

Onde comprar: http://clubedeautores.com.br/book/116581--Notacao_do_movimento




PREFÁCIO

Esta obra se faz necessária no âmbito acadêmico e de pesquisa não apenas por conta das questões de ensino que aborda, e não só nesses âmbitos. Muito além das questões didáticas, o registro das práticas e experiências humanas pela instituição de notações específicas nos permite preservar elementos de nossa história e cultura de forma que possamos, na medida do possível, perpetuá-las (passando determinados conhecimentos e ensinamentos para as gerações que se sucedem) de forma que se tornem passíveis de  estudo, de analises e mesmo de evolução (pressupondo conceitos de melhorias) ou de serem evitadas.

A notação do movimento, como qualquer outra notação que possamos atribuir às atividades humanas, também apresenta  características, motivações e necessidades específicas que aqui são contempladas de forma muito responsável, didática e atraente, principalmente no que diz respeito a uma perceptível preocupação com uma aparente progressão de complexidade na exposição dos assuntos tratados que começam por apresentar a “Escrita e Ensino da Arte” e os conceitos inerentes à “Notação” propriamente dita (estrutura e simbologia) para, então, percorrer a “Notação musical e da dança” rumo à “Notação da Dança” como “linguagem universal”. A autora termina por nos brindar com suas contribuições acerca da “Tecnologia na Arte” passando por questões que abordam a “Arte e a Tecnologia” propriamente ditas, “a Musica e a Informática”, “Softwares de Notação do Movimento” e “Novas Estruturas de Notação” em uma trajetória que traz à tona, já em sua estrutura externa, contornos e movimentos planejados e levados a cabo por uma experiente pesquisadora e coreógrafa (não necessariamente nessa ordem), entre outras qualificações.

A trajetória da autora Ana Lígia Trindade por si só já tem contornos particulares muito especiais, mais precisamente na constituição e configuração acadêmico-profissional do percurso traçado, de um modo mais especifico e no que tange à presente obra. E é com muito prazer que escrevo as palavras que precedem às páginas que o leitor está para apreciar, pois imagino que este percurso, independentemente das notações que possamos utilizar para registrá-lo ou mesmo preservá-lo, pode nos remeter a uma dança que tem por coreógrafa a Diretora Artística e Professora Bailarina Liah com formação em dança moderna e clássica. Faz parte também dos referidos contornos, entre outras faces e arestas de cunhos nacionais e internacionais, o curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais que, acredito, consolidam o cunho acadêmico de nível considerável nas pesquisas desenvolvidas pela autora. Fico por aqui com uma breve apresentação dos contornos desta trajetória na expectativa de conservar esta introdução como tal e de convidar os leitores para que se entreguem, sem maiores delongas, ao deleite de se deixar envolver por esta dança de modo que possam descobrir o conteúdo que dá forma e volume a perímetros tão convidativos.

César Gonçalves Larcen.


LARCEN, César G. Prefácio. In: TRINDADE, Ana Lígia. Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor. 2011. p.7-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário