quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Livro 2016. As Musas do Terceiro Milênio. Volume II.

As Musas do Terceiro Milênio.
Volume II.
Do Desterro ao Caô...

O livro 1984 foi escrito por George Orwell e publicado em 1949.

Nas páginas que antecedem o pequeno conto ilustrado do segundo volume de As Musas do Terceiro Milênio o autor apresenta duas versões de tradução para a língua portuguesa de um pequeno trecho do livro 1984, entre as demais citações que inspiraram o conto ( musa, caô, desterro, Florianópolis, Hercílio Luz, Ondina e pólis ).

A primeira tradução do referido trecho do livro 1984 foi publicada em 1978 pela Companhia Editora Nacional e a segunda em 2009 pela Companhia das Letras.

Este trecho em específico se refere à prática de alteração deliberada de fatos históricos pelo partido que em 1984 estaria (se olharmos a partir de 1978) ou estava (se observarmos de 2009) no poder. Embora as diferenças entre as traduções publicadas nos anos de 1978 e de 2009 sejam mínimas elas existem, conforme uma pequena parcela do parágrafo que é apresentado no conto:

"Quem controla o passado," dizia o lema do Partido, "controla o futuro; quem controla o presente controla o passado." (versão de 1978).

"Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado", rezava o lema do Partido. (versão de 2009).

Os verbos "rezar" e "dizer" podem despertar interpretações de intensidades distintas dependendo do entendimento de cada leitor.


O texto completo deste pequeno conto pode ser adquirido no endereço abaixo:






Ver também:
1984, o livro que matou George Orwell.
http://www.revistabula.com/235-1984-o-livro-que-matou-george-orwell/


Em https://pt.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four
temos:
Nineteen Eighty-Four (em portuguêsMil Novecentos e Oitenta e Quatro ou 1984) é um romance distópico clássico do autor britânicoGeorge Orwellpseudônimo de Eric Arthur Blair. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.
O romance tornou-se famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário